Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sancionado Projeto de Lei que garante restituição do IPVA pago, em caso de furto ou roubo de veículo

Publicado por Ana Claudia Saliba
há 7 anos

O Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, sancionou projeto de Lei, que garante às vítimas de roubou ou furto de veículo o direito de recuperar o dinheiro pago com IPVA. A proposta altera a lei 1.810/1997 e normatiza que os consumidores restituam os valores pagos do imposto após a perda do veículo.

Supramencionada lei, de 1997, prevê o não pagamento do tributo nos meses do ano posteriores ao roubo ou furto, unicamente para os casos em que o proprietário ainda não tenha realizado o pagamento. No entanto, exclui de sua apreciação o contribuinte que já quitou o tributo, nada regulando quanto ao direito ao ressarcimento caso o furto ou roubo ocorram após esse pagamento.

Com esta nova Lei, aquele que quitou integralmente o IPVA e, posteriormente, teve seu veículo furtado, poderá solicitar ao Governo do Estado, o ressarcimento dos meses em que ficou sem o seu veículo. Mesmo direito possuirá aquele que optou pelo pagamento parcelado e, mesmo após o roubo ou furto, continuou quitando suas parcelas.

Nos casos em que houver recuperação do veículo, a restituição será parcial e proporcional, calculada à razão de 1/12 por mês de privação dos direitos de propriedade do automóvel em decorrência do roubou ou furto. Ou seja, se o carro foi roubado este ano, o ressarcimento será feito em 2018. E se o carro for recuperado, o contribuinte pode pleitear o ressarcimento dos meses em que o veículo estava desaparecido.

Para que consiga o reembolso o contribuinte deverá registrar boletim de ocorrência e solicitar seu direito junto ao Governo do Estado.

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/política/valor-pago-no-ipva-podera-ser-recuperado-em-caso-de-roub...

  • Publicações7
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações193
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sancionado-projeto-de-lei-que-garante-restituicao-do-ipva-pago-em-caso-de-furto-ou-roubo-de-veiculo/491675568

Informações relacionadas

Projeto de lei isenta carro roubado ou furtado do IPVA

Fernanda Monteiro Bidinoto, Advogado
Modeloshá 6 anos

Furto em estacionamento

Petronio Braz de Carvalho, Advogado
Notíciashá 7 anos

7 novidades da petição inicial no Novo CPC que você deve observar

Diego Nobre, Advogado
Notíciashá 4 anos

Isenção de IPVA sobre veículo roubado

Sergio Furquim, Advogado
Artigoshá 7 anos

Na Politica . Interesse Pessoal acima de tudo.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)